Cearenses também poderão acompanhar eclipse solar a partir das 16h20 desta segunda-feira (21)

Nesta segunda-feira (21), os fortalezenses terão um motivo especial para acompanhar o pôr do sol. A partir das 16h20min, acontecerá um eclipse solar em que uma parte do Sol estará coberta pela sombra da lua.

De acordo com o diretor do planetário Rubens Azevedo, Dermeval Carneiro, o fenômeno acontece por circunstâncias geométricas em que a Lua passa entre a Terra e o Sol, causando o bloqueio dos raios solares na superfície terrestre. O bloqueio dos raios solares varia conforme a posição geográfica. Na capital cearense, cerca de 30% a 40% do sol será coberto pela Lua ao contrário das cidades norte-americanas que irão presenciar o eclipse solar total.

Os interessados em contemplar o fenômeno devem ir a pontos da cidade ideais para ver o pôr do sol, como os espigões da orla de Fortaleza. Segundo Dermeval, o eclipse vai ter início a partir das 16h20 e deve se estender até as 17h20min.
Antes de acompanhar o eclipse, o diretor do planetário alerta para os cuidados para evitar problemas na visão. “Deve observar com um vidro de chapéu de soldador ou pela parte mais escura dos exames de raio-X. Nesse horário, não é tão perigosos, mas ainda pode ocasionar alguns problemas de visão”, alertou o especialista.

Quem estiver mais ao sul do Estado, poderá acompanhar o fenômeno mais com uma porcentagem menor de cobertura. Dermeval ressalta que, quanto mais ao norte, maior será o bloqueio dos raios solares feito pela Lua. Isso explica o porquê que as cidades do Estados Unidos, por exemplo, irão testemunhar o eclipse solar total. “Por alguns minutos, o dia vai virar noite nos EUA”, ressaltou Dermeval.

PERMALINK DA MATÉRIA ORIGINAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.