Agroamigo do Banco do Nordeste realizou a primeira reunião com agricultores familiares do município de Cariré-CE

Realizou-se no último dia 12 de janeiro, na sede do Centro de Convivência do Idoso, nesta cidade, a Primeira Reunião do Agroamigo, no ano de 2017, com a presença do Banco do Nordeste, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Assessoria Especial para Capacitação e Empreendedorismo de Cariré e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Agronegócio. O Agroamigo é um empréstimo fornecido pelo Banco do Nordeste a agricultores que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Com prazo de carência que pode chegar a um ano, com arrebate que pode chegar a 40% e com até dois anos para poder quitá-lo.

Segundo Fernando Aguiar, assessor especial para Capacitação e Empreendedorismo de Cariré,  "O Agroamigo é uma linha de crédito voltada para o incremento de atividades produtivas, podendo ser financiados desde aquisição de animais, equipamentos agrícolas, construção de tanques para criação de peixes e para todos os ramos da agropecuária familiar até na linha do comércio, desde que comprovado que esta atividade complementa suas atividades agrícolas. Este empréstimo pode chegar até R$15.000,00 (quinze mil reais) para quem tiver a DAP Variável, C  ou D. Depois de vários anos trouxemos a reunião do Agroamigo para a sede de Cariré, porque existem muitos agricultores que residem na zona urbana do Município."

Já a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Cláudia Nascimento Gonçalves destaca: "Apoiamos esta iniciativa porque o incremento da agricultura familiar é o fortalecimento da nossa principal atividade econômica. Na realidade, o Agroamigo é uma linha de crédito que fortalece a produção e a geração de empregos nos próprios locais de moradia do nosso munícipe. É o início de uma cadeia que passa pelo melhoramento constante da produtividade e rentabilidade da agropecuária familiar e que finaliza com uma garantia de escoamento da produção, onde no PAA e no PNAE os nossos agricultores encontram um aporte financeiro para continuarem sobrevivendo da agropecuária familiar."

Por sua vez, o prefeito municipal Elmo Aguiar salientou que "todos os investimentos produtivos fazem parte da nossa Política de Estado em Cariré. Principalmente quando são financiamentos que giram com os juros mais subsidiados do País, de 3% a 6% ao ano, como é o caso do Agroamigo. Fortalece a cultura de Cariré uma vez que o envolvimento do agricultor nesta linha de crédito serve como provas junto ao INSS da sua condição de agricultor familiar; uma vez que só pode ser concedido se o agricultor tiver a DAP. Melhora nossa produção por ser através do Agroamigo que o agricultor tem acesso a novos aportes tecnológicos, tai como: aquisição de equipamentos para produzir mais bolos, de melhores matrizes que aumentem a sua capacidade leiteira, construção de melhores instalações que previnam doenças e aumentem a sua lucratividade. A verdade é que o Agroamigo fortalece o emprego que o nosso homem do campo sabe fazer, desde antes dos seus tataravós: plantar e criar. Por isso, a próxima reunião do Agroamigo acontecerá na localidade rural do Jucá."

AUTOR DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - assistente social da STDS de Cariré-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.